On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 20 - Análise da semana [21/01 - 28/01]
0:00
-4:57

Edição 20 - Análise da semana [21/01 - 28/01]

Bitcoin corrige mais de 50% com preço divergindo de fundamentos

Caro assinante,

Após perder um importante suporte, o Bitcoin deu essa semana um profundo mergulho até a região dos $33k, reforçando o sentimento de que agora os vendedores estão no controle. Mas será que o inverno chegou antes do esperado ou essa é apenas mais uma das severas correções do principal criptoativo? É o que vamos analisar nesta 20ª edição da newsletter Análise On-Chain.


Cenário global segue complicado

Enquanto todos aguardavam a reunião do FED na expectativa de um aumento na taxa de juros, os principais mercados no mundo entraram em modo de aversão ao risco e desabaram. O resultado para o Bitcoin foi uma correção que levou o ativo a perder o importante suporte dos $40k.

Após a reunião, o Bitcoin chegou a esboçar uma reação, tentando retomar o suporte perdido, mas não teve a força necessária e dá indícios de que vai encerrar a semana sem uma direção definida.

Seria essa a chegada do inverno cripto?

O mergulho do Bitcoin levou o ativo abaixo dos 50% desde o seu topo histórico registrado em Novembro do ano passado. Essa já é a segunda pior correção desde o bear market entre 2018-2020. O forte movimento de queda está levando muitos a se perguntarem se teremos uma capitulação com drawdowns de mais de 80% ou se já temos sangue suficiente nas ruas?

Investidores realizam prejuízos on-chain

O indicador a seguir nos ajuda a entender o fluxo de capital que entra e sai da rede diariamente. Nele observamos que investidores acabaram entregando moedas no prejuízo durante o sell-off desta semana. Foram mais de $21.5 bilhões em perdas líquidas, chegando próximo ao valor da queda de maio de 2021.

Algumas baleias aproveitaram para comprar a queda

Enquanto as últimas semanas foram marcadas por quedas e desinteresse por parte de grandes investidores, já podemos notar alguns sinais de baleias que aproveitaram a queda para fazer o famoso buy the dip. O gráfico mostra o movimento de moedas entrando e saindo de carteiras com mais de 1.000 Bitcoins.

Fundamento divergente do preço

Na última edição destacamos alguns indicadores apontando que o Bitcoin está em uma zona sobrevendida. O NVT, o Dormancy flow e o Reserve Risk nos levam a acreditar que o fundo pode estar próximo.

Existem momentos nos quais os preços se descolam dos fundamentos trazendo medo, incerteza e ao mesmo tempo uma janela de oportunidade. O gráfico abaixo mostra a diferença entre o preço e a demanda on-chain e pontua cinco momentos de reversão na história do ativo.

Derivativos refletindo o sentimento pessimista

Na maior parte do tempo o sentimento de especuladores que operam futuros é de que o Bitcoin vai continuar a tendência de alta, e isso é refletido na quantidade de contratos abertos apostando na mesma direção. Com a recente correção de mais de 50% e a incerteza que toma conta dos mercados globais, observamos que o sentimento está mudando e isso pode ser refletido no funding rate virando para o lado negativo. Ou seja, agora temos mais pessoas apostando na queda.

Nos últimos dias o financiamento de futuros perpétuos ficou negativo em 8,23%, o que significa que as posições vendidas estão pagando 8,23% a mais sobre o tamanho de sua posição nocional. Embora pareça contra-intuitivo, isso pode ser considerado um bom sinal. Muitas das reversões do Bitcoin se deram após o funding ficar negativo. 

Em resumo

A definição de um bear market pode ter diversas interpretações, e de fato, é muito difícil dizer em que fase o Bitcoin se encontra atualmente. O que podemos ver claramente é que os fundamentos não estão refletindo o preço, e que fatores externos podem causar uma distorção por períodos prolongados causando uma confusão na cabeça de investidores. Se o seu foco é no longo prazo, essa pode ser uma excelente janela para fazer aportes, mas sem a intenção de acertar o olho da mosca, pois nada garante que não teremos mais quedas pela frente.

Muito obrigado e até a próxima!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos