On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 18 - Análise da semana [07/01 - 13/01]
--:--
--:--

Edição 18 - Análise da semana [07/01 - 13/01]

Medo toma conta do mercado, mas apesar do pessimismo sinais on-chain apontam para um possível fundo.

Caro assinante,

Na última semana presenciamos uma forte queda com a liquidação de mais de $800 milhões em contratos futuros. Mas a correção não foi suficiente para eliminar o excesso de alavancagem no sistema e o Open Interest se manteve em níveis máximos, sugerindo que ainda pode haver volatilidade pela frente.

Ao mesmo tempo em que indicadores de sentimento apontam para um momento de extremo medo, alguns sinais on-chain começam a divergir apontando para um possível fundo. Mas seria esse o momento onde o “sangue está nas ruas”, indicando uma oportunidade de compra? É o que vamos analisar nesta 18ª edição da newsletter Análise On-Chain.    


Semana com um pouco de alívio e possível retomada

Após testar o fundo do dia 4 de Dezembro e chegar a ser negociado abaixo dos $40k, o Bitcoin volta a respirar se aproximando novamente a casa dos $44k, indicando o que poderia ser uma possível reversão. Mas o sentimento geral ainda é de pessimismo, com muitos achando que o buraco ainda pode estar mais embaixo. 

Investidores de longo prazo não cedem a pressão vendedora

Depois de atingir os $69k em Novembro do ano passado, investidores de longo prazo realizaram vendas aproveitando a força de alta do mercado. Mas esse foi um movimento breve e logo em seguida esse grupo retomou, mesmo que de forma tímida, a acumulação.

Os que apostaram no curto prazo foram os que mais sofreram com a queda, pois suas posições rapidamente se viram no prejuízo. Como resultado, os chamados turistas perderam o interesse, sobrando apenas os investidores de maior convicção.

Um raro sinal apontando o possível fim da correção

O Dormancy Flow atualmente está nos mostrando um raro sinal. O indicador nos ajuda a encontrar possíveis fundos de mercado. Ele acaba de entrar em uma zona de compra, apontando uma possível oportunidade. Em toda a história ele emitiu o sinal apenas 5 vezes. 

Vale lembrar que temos um outro importante indicador que também está mostrando que o Bitcoin poderia estar em uma zona bastante sobrevendida. O NVT Signal compara a capitalização de mercado do bitcoin com a média móvel de 90 dias do volume que movimenta na blockchain. 

Mineradores aumentam a posição de forma consistente

Se você está vendendo seus Bitcoins ou está preocupado com a queda que vem acontecendo desde Novembro, saiba que os mineradores não estão nem aí e continuam acumulando.

Este grupo vem aumentando a posição de forma consistente desde Março de 2021. Só em Janeiro deste ano já foram mais de 5.500 Bitcoins adicionados em suas carteiras.

Uma outra forma de entender essa acumulação é olhando o fluxo de carteiras de mineradores para corretoras. O Volume está atualmente abaixo de valores vistos durante o bear market entre 2018 e 2019.

Hashrate segue aumentando apesar de crise internacional

A recente crise política no Cazaquistão não pareceu afetar muito a força computacional do Bitcoin. O país que é atualmente o segundo maior minerador atrás apenas dos EUA, teve parte de sua energia elétrica desligada, afetando alguns galpões e fábricas onde as máquinas de mineração estão instaladas.

O banimento da mineração na China em 2021 serviu como uma grande lição de que o Bitcoin não se importa com questões políticas. Independente do que aconteça no Cazaquistão, sabemos que o Hashrate vai encontrar seu caminho. Só nos resta lamentar pela crise humanitária no país.

Uma nova força que movimenta os mercados

Se por um lado os indicadores on-chain nos mostram que estamos em uma possível área de sobrevenda, o mercado futuro ainda nos deixa alertas aos movimentos violentos de liquidação, seja para qual lado for. Como abordamos na ultima edição, o capital especulativo está de volta com força e promete tirar proveito de qualquer ineficiência do mercado. O fluxo de dinheiro que está sendo direcionado para esse tipo de instrumento só tende a aumentar e é algo que dará muito o que falar neste ano.

Neste gráfico temos uma noção das principais liquidações que aconteceram ao longo dos últimos 12 meses. Note que no recente movimento, chegamos próximos aos 70% de dominância de contratos apostando na alta. Desde o início da correção em Novembro, especuladores tentam pegar a faca caindo sem muito sucesso.

O gráfico abaixo mostra o nível de agressividade da alavancagem atual. Com base nele, podemos observar que o evento de liquidação do dia 5 de Janeiro foi relativamente suave quando comparado com eventos passados. O interesse em contratos futuros continua em níveis máximos, indicando que eventos de liquidação podem acontecer a qualquer momento.

Grande parte deste volume parece ser de uma das principais corretoras. A Binance atualmente possui 30% de toda a participação do Open Interest de contratos futuros do Bitcoin. Desde o dia 4 de Dezembro houve um crescimento de 9.4%, sendo que grande parte deste fluxo parece ter vindo de exchanges proibidas de negociar na China.

Em resumo

A maioria dos sinais on-chain apontam que investidores de longo prazo estão em fase de acumulação e que estamos possivelmente próximos a um fundo. No outro lado, temos o aumento do capital especulativo e questões globais que podem mudar a direção do mercado em um piscar de olhos. O atual nível de alavancagem nos leva a esperar um possível evento de liquidação em cascata nas próximas semanas, gerando uma insegurança e volatilidade para aqueles que apostam no curto prazo.

Muito obrigado e até a próxima!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos