On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 19 - Análise da semana [14/01 - 20/01]
0:00
-5:56

Edição 19 - Análise da semana [14/01 - 20/01]

Compradores e vendedores travam batalha em uma importante zona de suporte

Caro assinante,

O Bitcoin parece estar patinando em uma fina camada de gelo. Depois de testar por inúmeras vezes a região entre $40k e $42K, observamos nas últimas semanas um jogo de xadrez entre compradores e vendedores. Mas quem tem as maiores chances nessa guerra psicológica? É o que vamos analisar nesta 19ª edição da newsletter Análise On-Chain.


Testando o suporte dos $40k

O principal criptoativo está a 37% de seu topo histórico no momento desta publicação. O movimento de venda parece estar perdendo a força, mas o preço se encontra agora em um importante suporte técnico, que também coincide com uma zona sensível na qual Holders mantém um percentual de suas moedas em lucro não realizado.


Zona sensível de preço para investidores

O gráfico a seguir mostra que temos aproximadamente 5.7 milhões de Bitcoins em uma posição de prejuízo não realizado. Isso significa que 30% de toda a oferta disponível se encontra em um valor menor do que quando foi adquirido. É a terceira vez que a região é testada e atualmente serve como uma espécie de suporte. Caso os vendedores continuem pressionando, o risco é de que esses investidores vendam as posições no prejuízo, causando um efeito em cascata parecido com uma capitulação.

Grandes investidores ainda não retornaram ao mercado

Parte do sell-off de Dezembro pôde ser atribuído a hedge funds executando o já esperado movimento de realização de lucros no final de ano. Até o momento, não temos indícios da realocação desse tipo de capital. 

Aqui podemos ver o fluxo de entrada e saída dos principais investidores institucionais. Atualmente estamos em valores abaixo dos vistos em Junho de 2021. Para um movimento parabólico, é necessário que esse tipo de capital volte com força para o mercado.

Uma outra forma de observarmos essa falta de capital de peso, é olhando para o oscilador PDL. Ele mostra a oferta e a demanda de especuladores de curto prazo usando dados do mercado futuro. Nas últimas semanas de 2021 pudemos observar que esse grupo vendeu de forma intensa e atualmente se encontra em um estado neutro.

Baixa dominância abre oportunidade para altcoins

Confirmando a tese de que o capital especulativo ainda não mostrou as caras, observamos que a dominância do Bitcoin está testando pela 3ª vez a região dos 40%. Provavelmente isso explica um pouco como o interesse atual tem sido direcionado para projetos com foco em NFT e DeFi. Esse tipo de cenário abre espaço para uma possível “alt season”.

Alto Open interest com volumes baixos aumentam as chances de um short squeeze

O interesse em contratos futuros continua em níveis historicamente altos. O valor entre 240 e 250 mil Bitcoins é uma região que normalmente precede eventos de volatilidade.

Combinado ao elevado Open Interest (OI), temos o Funding Rate entrando em território negativo, mostrando que a alavancagem daqueles que apostam na queda está aumentando. Mas ainda é difícil ter uma clara conclusão de qual direção está pesando mais, pois o funding se encontra ainda em um relativo equilíbrio quando comparado com o passado.

Aqui temos o elemento que pode desencadear uma liquidação em cascata. Mesmo com o Open Interest em valores históricos, temos acompanhado uma queda no volume dos futuros, que atualmente está em níveis parecidos aos de 2020. O pouco volume somado ao grande número de contratos do OI proporciona um ambiente favorável para a volatilidade.

Indicadores Macro apontam um fundo, mas recuperação pode demorar

Nas últimas semanas mostramos uma confluência de indicadores macro sugerindo que estamos perto de um fundo. O NVT e o Dormancy Flow apontam que o Bitcoin estaria possivelmente em uma zona sobrevendida, criando uma oportunidade de compra. Hoje apresentamos um outro indicador que também segue na mesma direção: o Reserve Risk.

O Risco de Reserva quantifica o incentivo para vender em relação ao custo de oportunidade acumulado ao se manter o Bitcoin. O Reserve Risk está atualmente abaixo do menor valor de 2021 e acabou de tocar na zona do indicador de compra.

Vale lembrar que esses indicadores apontando para uma exaustão dos vendedores não significa uma pronta recuperação. É muito comum uma longa lateralização ou até quedas maiores após esses sinais serem emitidos. 

Em resumo

A tendência de baixa ainda não foi revertida, está apenas mostrando sinais de que perdeu a força, e as baleias que venderam em Novembro, ainda não deram sinais de que estão de volta ao jogo. Os investidores de longo prazo continuam firmes, mas estão sendo testados a todo o momento. Aparentemente existe um certo desinteresse por parte do capital especulativo e um fluxo maior de dinheiro é o que o Bitcoin precisa nesse momento para retomar a tendência de alta.

Muito obrigado e até a próxima!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos