On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 17 - Análise da semana [01/01 - 06/01]
0:00
-5:12

Edição 17 - Análise da semana [01/01 - 06/01]

Após início de ano calmo bitcoin tem seu primeiro evento de volatilidade em 2022

Caro assinante,

O Bitcoin terminou o ano frustrando muitos investidores que esperavam valores mais altos. Após a forte correção iniciada na metade de Novembro, o principal cripto ativo negociou entre $46k e $51K, apresentando baixos volumes de negociação. Na Quarta feira, uma queda mais forte veio para testar novamente o fundo da última grande liquidação, fazendo com que o sentimento ficasse bastante negativo. Mas o que podemos esperar para o primeiro trimestre de 2022? É o que vamos analisar nesta 17ª edição da newsletter Análise on-chain!


Primeira queda expressiva de 2022

Após uma relativa calmaria nas últimas semanas, o bitcoin teve a sua primeira queda mais expressiva em 2022. O anúncio do FED sobre um possível aumento de juros e crise no Cazaquistão estão entre as narrativas que tentam explicar a queda. Muitos acreditam que estamos em um mini bear market e que o fundo de Julho na casa dos $ 30k possa vir a ser testado novamente. 

Maioria que apostava na alta é liquidada

Mais de $800 milhões em liquidações foram reportadas durante a queda, sendo que 87% deste total foram contratos apostando na alta. O interessante a notar é que o open interest não reduziu de forma significativa, indicando que podemos ter ainda mais volatilidade pela frente.

HODLers se mantém firmes mesmo com o sentimento negativo atual

A segunda metade de 2021 foi marcada por uma forte escalada na acumulação de investidores de longo prazo. A partir de Outubro, observamos que houve uma realização de lucros na chegada aos dois topos históricos entrando em um platô que se estende até a presente data. Em uma interpretação positiva, pode ser um indicativo de que esse grupo encerrou as vendas e agora aguarda uma definição do resto do mercado.

Aqui temos uma outra forma de visualizar esse comportamento usando a diferença na posição líquida dos HODLers, que mostra a mudança nos últimos 30 dias em termos absolutos, em vez de uma porcentagem relativa. Nos primeiros dias de Janeiro pudemos notar uma adição de mais de 10K bitcoins por dia.

Enquanto investidores de longo prazo apresentaram um comportamento relativamente estável nos últimos meses, o capital considerado mais especulativo, como o de hedge funds, por exemplo, segue o padrão já esperado de realizar lucros no final do ano e alocar o capital novamente nos primeiros meses. A linha vermelha no gráfico mostra que o apetite especulativo já aparenta estar de volta, nos restando observar o desdobramento nas próximas semanas.

Fluxo nas corretoras em equilíbrio

Após uma queda constante desde Março de 2020, o fluxo em corretoras se encontra em um nível relativamente neutro. Ainda não há grandes impulsos de retirada indicando um movimento de compra. O nome do jogo agora parece ser paciência.

Sardinhas continuam aumentando a posição

Uma métrica importante a ser acompanhada é a acumulação dos investidores de varejo, ou seja, aqueles que tem menos de 1 BTC. Isso ocorre porque os mercados em alta terminam quando o varejo para de comprar nos níveis de preço antes do último topo de um ciclo. Atualmente, a demanda de varejo permanece forte, e demonstra que eles estão aproveitando a oportunidade para comprar a queda. Vale lembrar que esse tipo de investidor se difere daquele dos períodos de FOMO que compra no topo.

Um dos sinais on-chain mais confiáveis

O indicador NVT se encontra atualmente em uma rara zona de compra. É um sinal muito confiável que remete a toda a história do cripto ativo. O NVT compara a capitalização de mercado do bitcoin com a média móvel de 90 dias do volume que movimenta na blockchain. Ele poderia ser comparado ao P/E Ratio, usado na avaliação de empresas.

Em resumo

A estrutura macro se mantém intacta e continua sinalizando que investidores de longo prazo ainda estão confiantes, sem nenhum indício de um sell-off mas contundente como o que presenciamos em abril do ano passado. Isso é um sinal extremamente positivo para o primeiro trimestre de 2022.

A expectativa é de que o bitcoin continue andando de lado nas próximas semanas, com possíveis eventos de volatilidade gerados pela volta do capital especulativo e questões macroeconômicas.

Muito obrigado e até a próxima!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos